Quais as principais causas de DTM?
Não existe uma única causa isoladamente para DTM. Os pesquisadores costumam dizer que a causa é multifatorial. Isso porque envolvem fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Um destes fatores é o bruxismo.
Não há uma causa definida para a DTM, a causa é multifatorial, pois envolvem fatores fisiológicos, como anatomia; fatores sistêmicos, como doenças reumatológicas; fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, dentre outros. Mas sabemos que certos hábitos aumentam o risco de desenvolver a disfunção, como por exemplo o bruxismo, apoiar a mão na mandíbula com frequência, hábito de roer unhas e mascar chicletes.
Confira algumas das principais causas da disfunção da Articulação Temporomandibular:
- Encaixe de mordida que esteja fora dos padrões saudáveis;
- Falta de determinados dentes que cumpram funções essenciais na mastigação;
- Próteses mal adaptadas ou desgastadas;
- Problemas derivados de bruxismo ou apertamento de dentes;
- Traumas na região da face;
- Artrites e artroses;
- Estresse emocional;
- Cirurgias orais;
- Consequências de longo tempo de entubamento.
Em caso de suspeita de DTM, o mais indicado é consultar um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. A longo prazo, a DTM pode trazer consequências graves para sua saúde bucal.