Mitos e verdades sobre ATM e DTM

Mitos e verdades sobre ATM e DTM

1. A DTM PODE SER HEREDITÁRIA?

Mito! Até hoje não foi provada essa tendência hereditária na DTM, porém esse fato é observado em familiares diretos. A literatura mostra que alguns formatos de face de crânio favorecem a hiperatividade muscular, o que pode gerar dor. Contudo, é bom diferenciar se a dor é do tipo articular ou muscular para investigar a hipótese de predisposição reumatológica ou neurológica, que eventualmente pode ter origem genética.

2. AS MULHERES SÃO AS MAIS AFETADAS PELAS DISFUNÇÕES DA ATM?

Verdade! As mulheres em idade fértil são um dos grupos que estão mais sujeitos ao desenvolvimento da DTM, mas isso não significa que a DTM não acometa homens, crianças e mulheres de todas as idades. Casos de DTM também são muito comuns nos adolescentes e adultos jovens.

3. A CIRURGIA É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA A DTM?

Mito! A cirurgia é recomendada apenas nos casos muito graves da DTM, quando ela é causada por uma má formação ou traumas na região da ATM.

4. UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL pode PREVENIR A DTM?

Verdade! Como um dos fatores associados à DTM são os hábitos parafuncionais ou o resultado do estresse, manter um estilo de vida saudável é uma das melhores maneiras de prevenir a DTM. O ideal é praticar exercícios físicos regularmente e uma alimentação saudável.

5. A DTM PODE MUDAR a oclusão DOS MEUS DENTES?

Verdade! O deslocamento brusco e repentino da mandíbula é um dos principais fatores relacionados à DTM que geram alteração na oclusão dos dentes. Se você está sentindo que sua maneira de ocluir os dentes ou sua maneira de morder está diferente, pode ser um sinal que você está com DTM.

6. DESGASTAR OS DENTES RESOLVE A DTM E ELIMINA A DOR?

Mito! Achar que o simples desgaste dos dentes vai solucionar o problema de DTM ao melhorar a Oclusão dos dentes superiores e inferiores é equívoco frequente. Isolada, essa medida é insuficiente para tratar a DTM.

7. A DTM PODE INTERFERIR NO SONO E ATRAPALHAR O DESCANSO?

Verdade! Ao longo da noite nosso subconsciente está ativo e, geralmente, responde às tensões que enfrentamos durante o dia. Se o paciente apresentar bruxismo e hiperatividade muscular nos músculos da mastigação, a tensão exercida poder multiplicada por até cinco vezes. Então, o cérebro recebe a mensagem de preocupação, impedindo o relaxamento necessário para o sono reparador. Assim, ocorre micro despertares e contração muscular, levando o paciente a acordar com sensação de cansaço.