Dor de cabeça: a causa pode estar na sua boca
O Dia Nacional de Combate à Cefaleia é lembrado em 19 de maio, por iniciativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), com o objetivo de chamar a atenção da população a respeito das dores de cabeça. A doença está entre as que mais incapacitam as pessoas de realizarem suas atividades diárias e, apenas no Brasil, atinge cerca de 140 milhões de habitantes. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, estima-se que 94% dos homens e 99% das mulheres apresentam cefaleia ao longo da vida. Cerca de 70% das pessoas apontaram a dor no último ano. Ficou surpreso? Saiba que isso é muito comum!
Qual a relação entre a dor de cabeça e os dentes? Toda a estrutura de nervos, músculos e articulações na face é uma só. Por isso, qualquer situação de tensão nos músculos ou estrutura óssea pode ocasionar dores de cabeça, ouvidos ou outras regiões do rosto. Logo, alguns problemas odontológicos podem ser responsáveis por uma dor de cabeça persistente. Quais problemas odontológicos podem provocar dor de cabeça? Há mais de 200 causas de dor de cabeça e algumas delas estão diretamente ligadas à saúde bucal. Confira a seguir as principais:
A relação entre bruxismo, DTM e cefaleias já é bem conhecida e pode acontecer de diversas formas. Pessoas que tem enxaqueca apresentam mais DTM que pessoas sem enxaqueca, e vice-versa. Por outro lado, pessoas que tem bruxismo e DTM podem apresentar dores na cabeça semelhantes à enxaqueca ou à dor de cabeça tipo tensional. Este tipo de dor de cabeça apresenta algumas características frequentes: acontecem na região das têmporas e no rosto, pioram com movimentos da boca ou durante a mastigação, pioram com o apertar dos dentes e pioram com a palpação na região das têmporas. Se o bruxismo acontecer durante o sono, é comum que o paciente já acorde com a dor de cabeça.
Tratamento de cefaleia no dentista? Então, se alguns problemas bucais podem provocar dor de cabeça, isso significa que ela pode ser tratada no consultório odontológico! É importante estar atento à presença de bruxismo e DTM em pacientes com dor de cabeça. Quando a relação está presente, o tratamento pode trazer muitos benefícios a estes pacientes, diminuindo dor e melhorando a qualidade de vida. As visitas periódicas ao dentista garantem que esse profissional faça o diagnóstico correto, identifique a origem da dor da cefaleia e realize o tratamento mais adequado.
Referências Goncalves DAG, Camparis CM, Speciali JG, Castanharo SM, Ujikawa LT, Lipton RB, Bigal ME. Treatment of Comorbid Migraine and Temporomandibular Disorders: A Factorial, Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Study. Journal of Oral & Facial Pain and Headache. 2013; 27(4): 325-35.
|