ATM e DTM, você sabe o que significa? Vamos entender melhor
A ATM é a sigla para Articulação Temporomandibular, localizada na face bema frente do ouvido, bilateralmente, que conecta o osso temporal à mandíbula, exatamente no ponto em que a mandíbula se liga ao crânio. Além de ossos, esta articulação é composta de ligamentos, disco e músculos.
A ATM é a articulação que comanda todos os movimentos da mandíbula responsável pelas funções da mastigação, deglutição e da fala.
Para senti-la, basta colocar os dedos a frente do ouvido e abrir e fechar a boca. Mas CUIDADO, a ATM tem uma cápsula extremamente delicada. Então, não se deve usar uma pressão muito forte sobre ela, o que pode gerar dor, mesmo em pacientes sem problemas.
A DTM, Disfunção das Articulações Temporomandibulares, é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. São problemas ou defeitos no funcionamento da ATM, que podem comprometer a abertura e o fechamento da boca.
Existem estudos que mostram que entre 37,5% e 68,6% das pessoas apresentam ao menos um sinal ou sintoma de DTM. Entretanto, verifica-se que a necessidade de tratamento na população adulta é estimada em 15%. Isso porque algumas pessoas apresentam sinais de DTM que podem ser considerados uma variação do estado normal.
Não existe uma única causa isoladamente para DTM. Os pesquisadores costumam dizer que a causa é multifatorial, pois envolvem fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, fatores genéticos, traumas, fatores psicossociais, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Um destes fatores é o bruxismo.
O profissional mais apto a diagnosticar e tratar não só a DTM como todas as dores orofaciais é o cirurgião-dentista, especialista em Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial.