A ação do Laser no Tratamento da DTM

A ação do Laser no Tratamento da DTM

laserterapia é uma técnica arrojada que tem se destacado pelos benefícios em curto prazo no tratamento da DTM. A causa desta disfunção é multifatorial e seus sintomas podem ser tratados. É esta a proposta da laserterapia, considerada um dos tratamentos de disfunções da ATM mais eficientes, pois é pouco invasivo, possibilita resposta rápida à dor e melhora a funcionalidade da articulação.

A aplicação de laser de baixa intensidade para tratamento de DTM consiste na irradiação de algumas áreas específicas e inter-relacionadas na região da ATM e da face. Quando interagem com a pele, os fótons adquiridos por essas luzes alcançam e estabilizam as células nervosas do tecido humano, causando o efeito analgésico.

Os lasers de infravermelho são emitidos próximos ao rosto devido à sua maior penetrabilidade. As doses em cada ponto ou local são variáveis. No entanto, quanto mais agudas forem as dores, mais intenso costuma ser o tratamento. A frequência de irradiação pode variar de duas a cinco vezes por semana.

A efetividade clínica da laserterapia irá depender do monitoramento individualizado de cada pessoa. É consenso que entre as vantagens na utilização da laserterapia estão:

  • Alívio de dor instantânea;
  • Redução de processos inflamatórios;
  • Estímulo à reparação tecidual;
  • Prevenção de infecções.
  • Relaxamento muscular
  • Melhorar a microcirculação local

Para quem sofre com DTM, a laserterapia apresenta uma realidade sem dor e sem uso constante de medicamentos. O tratamento, também, aumenta a mobilidade mandibular, enquanto diminui e estabiliza os incômodos. Este resultado pode ser observado alguns minutos após a aplicação. Além disso, o laser age relaxando e desinflamando a musculatura sem o uso de analgésicos. O tipo de patologia, as características do tecido alvo, a profundidade e o tempo da lesão bem como a idade e a condição sistêmica do paciente devem ser consideradas, gerando um protocolo de atendimento para cada paciente.

As respostas de cada paciente determinarão o período de manutenção do tratamento.